Prática – Como usar o lápis no Desenho Realista – Charles Laveso

Estás bem? Bem vindo a mais um Nosso vídeo aqui no canal do youtube e hoje eu quero mostrar na prática o respeito ao uso de lápis, a posição do uso de lápis para alcançar um resultado mais suave e mais preciso no sorteio realista Na verdade, o vídeo antes disso, eu lidei com isso assunto, mas de uma forma muito falando apenas como o coisa funciona, como eu faço, assim Eu indico a melhor maneira de alcançar esse tipo de resultado

Mas aí, nos comentários, muita gente me pediu para mostrar no prática, então eu estou fazendo esse vídeo para realmente mostrar como é O jeito que eu trabalho com meus lápis, do tipo de gorjeta que eu deixo de poder alcançar um resultado mais suave, mais preciso no sombreamento e, assim, para conseguir um trabalho mais limpo Vale lembrar que temos um curso virtual desenho realista e você quer saber mais, basta clicar em link na descrição desse vídeo Se vocês como este video aqui, deixe seu like, inscreva-se no nosso canal e ajuda a compartilhar este cresceu muito nos últimos tempos Outra coisa, durante o vídeo, você verá que aponto o lápis com um apontador de lápis manivela e muitas pessoas vêm aqui na minha canal e você não sabe que eu tenho um deficiência física, não tenho antebraço Certo, quando chegar a hora de eu ver Vou colocar meu braço e muitas pessoas que não sabem, maravilha e conversa: o que ele é fazendo e o que é isso e tal? Somente uma deficiência física que não me impede fazer o trabalho que faço Fique com a gente nesse vídeo que vai ser muito legal

Vamos! Bem, aqui eu quero começar mostrando um esse é o estilo de ponta que a maioria dos designers usa, ou pelo menos menos as pessoas que estão começando a desenhar, que é essa ponta mais usada, apontou com uma caneta e produzindo um traço mais grosso e ao mesmo tempo rústico Eu quero explicar um pouco o que Quero dizer com rústico Quando eu Refiro-me a esta forma de sombreamento, o rústico O que eu digo é quando fica granulado Você percebe que você recebe pontos brancos no meio da sombra, e estes pontos brancos são os poros do papel que o lápis, porque tem o grosso, não penetra nesses poros de papel É o mesmo se eu pegar um lápis com ponta mais fina e usá-lo deitado, porque quando eu uso deitado, a ponta também não está penetrando no papel, nos buracos do papel, e acaba ficando poroso também

Esta palavra porosa, ou rústica, neste caso, refere-se aos poros do papel que se torna granulado, então estes três palavras eu uso muito e que basicamente significa a mesma coisa, que é um design poroso, um design rústico, ou um desenho granulado, quero dizer o mesma coisa, que se parece com isso Normalmente, se você perceber a maioria dos desenhos artísticos que são feitos com traços mais rápido e mais claro, eles parecem mais rústicos, porque não está borrado, e quando é desaparece, isto é, quando passa um borrão, ou alguma ferramenta para desfocar o desenho, perde essa característica de traços, isto é, não é que isso aqui está errado, é um estilo de sombreamento diferente do que as pessoas desenho realista No desenho realista, eu preciso, ou prefiro, trabalhar com o lápis mais em pé, ou melhor, na mesma posição eu estou usando este aqui Essa sombra que eu fiz, eu fiz com ele em pé, mas porque tem uma dica muito grosso, não penetra nos poros do papel Se eu levar isso mesmo lápis e fazer nele um mais afiada, assim, e trabalhar com ele em mesma posição, em pé, observe como fica, observe como fica menos poroso

Então você diz: Ah, mas esse aqui é outro lápis Na verdade, esse lápis aqui é um pouco mais difícil porque ele é um lápis HB, mas eu vou pegar aquele outro lápis B, que é o mesmo que eu estava fazendo aqui, Vou indicá-lo e vou usar essa dica e com isso em pé, para você ver o resultado que as pessoas alcançam Bem aqui, para apontá-lo eu vou usar o apontador da manivela de Derwent, eu uso muito disso marca, ou a marca Cis, e esse ponteiro, é o depois, tem que puxar, trava e depois, estas duas orelhas são onde você vai coloque o lápis O lápis vai entrar aqui, e quando você começa a girar a manivela, todo esse mecanismo empurra o lápis, pressione o lápis dentro, empurrando-o, e por dentro ele tem o todo estrutura que está girando e tomando excesso de madeira e grafite, deixando um ponto agudo

Vamos Eu vou puxar você para ver como isso funciona na prática Bem, eu puxei aqui, agora vou colocar a ponta e virar Rapidamente! Olha a dica que ele faz, veja muito agudo Olhe para a diferença desta dica para um da fábrica

Este é o lápis quando é novo, vem com essa dica Um ponteiro normal, aqueles de depósito, aqueles que você usa os que você veste na escola Ele faz o ponta semelhante a esta, azul Este da manivela faz essa outra ponta, olha a diferença, não só em tamanho, mas também no ângulo, fica mais pontudo e com isso eu tenho mais o sombreamento Vamos continuar então

Agora, com esse mesmo lápis, pontudo, é o mesmo lápis que eu Eu fiz essa sombra aqui, vou fazer a seguir, com ele mais em pé, e aqui tem outro truque: Se eu for para frente e para trás, do jeito que eu Eu estou fazendo, isso produz um efeito (note isso aqui) menos porosa que a outra, mas ainda porosa E se eu fizer, em vez de ir e vir Eu faço em uma única posição, apenas subindo, por exemplo, e então eu venho trançando, colocando o lápis um pouco, inclinando ainda mais o traço, mas tudo em uma direção, nunca indo e vindo, apenas chegando ou apenas chegando, mas sempre em uma única direção, corrija como muito menos poroso, viu? Então tudo depende de como você usa lápis; a direção que você faz; a dica ela tem que ser sempre muito agudo e, de preferência na mesma posição que você usa para escrever Se eu pegar um lápis mais difícil, como um Staedtler H, por exemplo, isso ainda é menos poroso aqui Vamos olhar mais de perto aqui Este já é um lápis mais duro

Então, o que acontece? porque ele é mais difícil e, consequentemente, mais claramente, Eu posso forçá-lo um pouco mais do que ele não vai escurecer E também por ser mais difícil, vai amassar (ou achatar) ainda mais o granulado do papel, causando penetração melhor grafite nos poros, o que os grânulos de papel, granulação de papel, Observe o quanto mais homogêneo é Então, para mim, a melhor posição de use o lápis, ele está na mesma posição que é usado para escrever e sempre claro Um exercício que você pode fazer é pegar um lápis H ou HB, começa um traço mais escuro e mais brilhante, com ele de pé Para tornar esse sombreamento mais claro, muitas vezes, faça-o deitar, segurando o lápis aqui atrás e fazendo com ele deitado, você pode fazer muito leve, só você vai concordar comigo que se você segurar o lápis com a mão mais distante da ponta, menos precisão você terá no traço

Você tem leveza e se for uma região grande, um design, você pode até fazer isso, mas em peças que exigem precisão, é que você trabalha com mais lápis de pé, porque com ele em pé, se você tem controle da leveza da mão, você terá, além de leveza, você terá precisão para fazer pequenos detalhes como poros da pele, como alguns fios, alguma textura, tudo se torna mais preciso Outra coisa legal para entender também é que quando você começa um sombreamento, às vezes, no momento em que você começa, a impressão é meio estranha, porque ele tudo está rabiscado Só você tem que entender que é um processo de construção, isto é, você tem que ir e voltar nesse mesmo espaço, indo e voltando, às vezes invertendo um pouco, apenas inclinando a direção do traço, trançando os traços entre eles e formando uma textura mais homogênea Isso fechará e causará suavidade, sem deixar um lápis rabiscado E se você for, você tem um pedaço de papel higiênico, sombreira, fica em linha reta

Esse papel que estou usando aqui é o papel Hahnemuhle Nostalgia, eu vou deixar o link na descrição do vídeo, se você quer conhecer É importante para você ir brincando com esses lápis, não necessariamente daquela marca Mitsubishi, Eu uso muito o Staedtler, Este, por exemplo, 5B esta é a HB, que já é mais usada, Já terminou isso é 5B, só que menor, de tanto que eu uso porque é mais suave E eu Eu também uso muito meus desenhos lápis 05, com grafite 4B, que tem um traço escuro e suave E ela deixa uma textura porosa, por isso é importante, Quando você trabalha com o lápis em um papel que é pororo é legal usar um lápis HB, por exemplo, porque então você deixa a textura um pouco mais plana e então você vem com o lápis por cima Deixe-me lhe dar um exemplo; aqui eu usei o lápis H e Eu nem sequer colapsei lá

E daí faz parecer que não fica tão granuloso, É porque quando eu passo o o fundo era branco aqui, então os poros permanecem brancos Aqui os poros já estão cinzentos então quando eu passar o lápis, permanece poroso, mas porque os poros seja cinzento eles não parecem tão brancos e não enfatizam tanto quanto isso Então é legal e você? fazer um fundo e, em seguida, se você quiser, passar o borrão, o pincel, papel higiênico, isso pode ser o assunto de um outro vídeo, onde eu posso te mostrar o que cada um produz Observe como fica homogêneo, temos um um resultado muito bom OK? Bem, é isso

eu espero que você tenha gostou desse vídeo, se você gostou, vamos Você gosta disso, inscreva-se no nosso canal e deixe seus comentários, dando sugestões de novos vídeos que podemos ser gravação, para esclarecer a dúvida do galera que está entrando em desenho realista Um grande abraço e até


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